Como escolher uma agência de marketing digital?

Como escolher uma agência de marketing digital?

 

Você possui um negócio, ele está crescendo e você tem muitas decisões para tomar ou até mesmo já trabalhou com várias agências e nenhum desenvolveu um bom projeto  para a sua empresa. Pois é, escolher a Agência de Marketing Digital certa é uma tarefa difícil que pode afastar muitas empresas de simplificar suas operações de Marketing com um parceiro. Para facilitar este processo de escolha, resolvemos compartilhar algumas dicas que ajudarão a realizar a escolha  ideal para o seu negócio. 

 

O que é uma agência de marketing digital?

As Agências de Marketing Digital são empresas que contribuem com o sucesso de seus clientes, promovendo a evolução digital para atingir resultados com estratégias que buscam garantir um bom posicionamento à marca e, sobretudo, impactar em métricas de negócio.

Na prática, é possível observar agências digitais de todos os tipospara todas as necessidades e com características que as diferenciam muito entre si. Por isso, é tão comum encontrar agências com diversos posicionamentos ou metodologias de trabalho já consolidadas, por aqui na Único Marketing Digital, desenvolvemos a metodologia de escala digital.

Como escolher uma Agência de Marketing Digital?

Antes de mais nada, é preciso entender que, independentemente do estilo que você opte procurar, os critérios para escolher uma Agência de Marketing Digital devem ser similares aos utilizados para a contratação de qualquer outro serviço terceirizado. Apenas adicione algumas particularidades de uma fornecedora de marketing digital. 

Listamos os quatro principais critérios aqui embaixo:

1. Viabilidade orçamentária para contratação

Você já viu por aqui, mas vale ressaltar: existem agências para todos os bolsos e necessidades. Contudo, como se trata de Marketing Digital, outros fatores devem ser levados em conta na hora de ver quanto você tem para gastar com a terceirização de suas estratégias digitais.

Com isso em mente, a forma correta de prever quanto você irá gastar com a terceirização é analisar o seu orçamento e considerar dentro desse montante três fatores: mensalidade das plataformas, investimentos em plataformas de anúncio e mensalidade da agência, que também pode ser chamada de fee mensal.

Investimento = Mensalidade de Plataformas + Investimento em Anúncios, se for necessário + Mensalidade da Agência

2. Alinhamento cultural com a empresa

Parece difícil encontrar um parceiro com o tal alinhamento cultural, mas na prática basta tangibilizar a forma com que você gostaria que o trabalho fosse realizado. Some a isso a combinação do estilo de trabalho da agência com os processos da sua empresa.

3. Buscar entender o que a empresa e seus profissionais já fizeram com o Marketing Digital

Se você já pesquisou por agências de marketing no google, provavelmente já se deparou com algum case de sucesso que mostrava, na prática, como a agência entregou resultado para algum cliente.

Como o mundo do Marketing Digital é cheio de termos, técnicas e estratégias, a melhor forma de entender o que uma agência faz é por meio de uma história de sucesso. Ela conta quais eram as necessidades de uma empresa específica e como a empresa de Marketing Digital usou sua inteligência para resolvê-las.

Além dos cases de sucesso, existem alguns outros meios que possibilitam a você conhecer a reputação da agência digital no mercado, como:

  • conversar com alguns clientes do portfólio daquela agência;
  • buscar certificações técnicas de trabalho e prêmios;
  • verificar com quais empresas ou plataformas essas agências firmaram parceria.

4. Disponibilidade para acompanhar, alinhar e otimizar

O trabalho com qualquer fornecedor deve ser construído a várias mãos, ainda mais quando se trata de estratégias de Marketing Digital que lidam diretamente com a forma com que sua empresa é vista pelo mercado.

Portanto, é essencial que a integração entre empresa e agência funcione, sendo definidas as responsabilidades de cada uma das partes, além de rotinas de acompanhamento. Colocamos abaixo alguns exemplos básicos para você ter em mente quando estiver no momento de contratação de uma agência:

  • possuir uma cadência de encontros definidos ao que faz sentido para a estratégia construída: semanal, quinzenal ou mensal;
  • ter claro quem é a pessoa ou o time responsável por tratar os contatos comerciais gerados e tentar convertê-los em vendas para a empresa;
  • cobrar da agência relatórios alinhados às métricas que sua empresa precisa alavancar.

Bônus: Localização é importante ao escolher uma Agência de Marketing Digital?

É comum quando estamos buscando uma solução olharmos primeiro para aquelas que estão mais próximas. Contudo, quando falamos de agências, a localização pode ser apenas mais um fator para ajudar na sua escolha, uma vez que o modelo de negócio dessas empresas permite que elas executem o trabalho a distância.

Você não abre mão de ter reuniões presenciais e apoio presencial da agência no dia a dia? Então a localização é um fator importante para você. Caso você não faça questão desse acompanhamento mais próximo, a dica é olhar outros critérios e deixar a busca aberta para outras regiões do país.

Independente da região, você precisa escolher uma Agência Digital que possua métodos que possam levar sua empresa a ter retorno sobre os investimentos. Fuja de empresas que não ofereçam planejamento estratégico de Marketing, Agências de Publicidade não especialistas no universo digital e Agências que possuem perfil técnico de TI (Marketing é Marketing!).

Mas se estiver em Belém-PA: 

 

Agência de Marketing Digital em Belém-PA | Único Marketing Digital


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